Treinando Líderes para uma Gestão Inclusiva e Empática

A gestão inclusiva e empática requer exemplos reais

A diversidade nas empresas não é mais um diferencial competitivo. Investir em programas e medidas de gestão inclusivas e empáticas é uma forma de demonstrar o compromisso com a representatividade, fomentar a cultura organizacional e garantir que os colaboradores se identifiquem.

O treinamento de líderes é o primeiro passo para trazer exemplos reais para o cenário e promover uma gestão inclusiva. Independentemente do porte ou segmento, a organização deve investir na qualificação de profissionais em cargos altos para que tenham consciência da sua representatividade e sejam a força transformadora do negócio.

Como treinar os líderes para a gestão inclusiva e empática?

01. Mapeie as necessidades da empresa

Não há como promover a diversidade sem identificar as lacunas de representatividade. Por isso, antes de treinar os líderes, mapeie as necessidades do negócio e defina os grupos que serão foco do debate.

02. Invista em treinamentos atualizados

Trabalhar temas atualizados na sociedade sobre feminismo, luta antirracista e anticapacitista por meio de treinamento oferece aos líderes a bagagem de conhecimento. Dessa forma, é possível acolher os colaboradores com respeito e de forma empática.

03. Incentive a escuta ativa

Liderar também significa escutar e agir com direcionamento. Ou seja, a gestão inclusiva e empática também requer um espaço seguro para que os colaboradores relatem suas perspectivas e sejam ouvidos. Esse é um ponto essencial no treinamento de líderes.

04. Desenvolva métricas de responsabilidade

O treinamento de líderes para a gestão inclusiva e empática também deve ser avaliado na prática. Uma das medidas disponíveis são as métricas de responsabilidade, que avaliam o desenvolvimento de cotas para a contração de grupos específicos e outras ações importantes.

Treinando Líderes para uma Gestão Inclusiva e Empática
Foto: user6309018/Freepik

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