Situação de Pandemia: 10 ações necessárias das empresas em conjunto com o RH

A seleção de funcionários para trabalhos remotos é um desafio

Com a pandemia do coronavírus, diversas empresas começaram a trabalhar com uma nova modalidade que já era tendência: o home office. O trabalho de alguns setores diminui, mas de outros aumentou a tal ponto que foi necessário aumentar o time e contratar em meio a essa situação conturbada.

Com a necessidade do distanciamento social, o recrutamento e seleção também devem ser repensados. O contato presencial é preservado por hora para dar lugar aos contatos virtuais. Antes de optar pelo perfil errado, saiba como captar os melhores candidatos mesmo à distância.

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Confira abaixo 10 atividades que o RH pode coordenar para manter o cenário equilibrado mesmo em tempos de incertezas

1. Comunicação positiva e constante

Com o isolamento social, mesmo que haja reuniões online, o sentimento de pertencimento a uma organização pode ficar prejudicado. Por isso, é vital que haja um cronograma de comunicações por e-mail, pelo site, nas redes sociais ou demais canais utilizados pela empresa para compartilhar boas notícias, movimentações do negócio, espaços de interatividade e colaboração entre os funcionários, para maior bem-estar emocional de todos.

2. Criação e adaptação de uma infraestrutura de trabalho em casa

A urgência fez com que muitas empresas implementarem o regime de home office sem os devidos suportes para seus funcionários. Essa modalidade de trabalho é uma tendência no mundo todo e você pode aproveitar esse momento para pensar em aplicá-lo para alguns colaboradores. Como a pandemia está durando mais do que o previsto, o RH pode organizar as demandas dos funcionários como equipamentos e outros recursos necessários de tecnologia para o trabalho em casa.

3. Planos emergenciais para manutenção do negócio

É necessário realizar planejamentos de curto, médio e longo prazo, com o auxílio do RH para a atuação em possíveis cenários futuros. Como o negócio se sustentará com os recursos financeiros obtidos durante a pandemia? Será necessário contratar ou demitir pessoas? É importante se preparar para situações futuras positivas ou negativas.

4. Negociação para manutenção dos clientes

O RH pode criar um plano junto com a área financeira para negociações junto aos clientes. Além disso, uma comunicação mais assertiva com esse público pode fidelizá-los por um bom tempo. Portanto, conte com os recursos humanos para evitar qualquer conflito ou problema nesse momento delicado.

5. Treinamentos para motivação

O agendamento de treinamentos é uma ótima forma de valorizar os seus colaboradores e também proporcionar motivação para que eles possam exercer suas tarefas no dia a dia. O RH fica responsável por elaborar os conteúdos mais demandados pelas pessoas e também pela empresa, disponibilizando-os em uma plataforma online.

6. Preparação de ações para tornar o espaço de trabalho no escritório seguro

Há colaboradores que necessitam permanecer na sede da empresa, pois realizam atendimentos pelo telefone ou exercem atividades dependentes de equipamentos e recursos que não podem ser levados para a casa. Além disso, há firmas que nunca foram proibidas de trabalhar, por serem classificadas como atividades essenciais.

Nessas situações, é fundamental realizar escalas de trabalho e até mudanças de horários para evitar a saída em horário de rush, por exemplo, além da criação de comunicação para a higienização e disponibilização de artigos protetores como álcool gel 70 e máscaras, entre outros, dependendo do segmento de atuação.

7. Utilização da tecnologia para a manutenção das atividades cotidianas

Os colaboradores em home office vão trabalhar normalmente com o suporte de plataformas e recursos tecnológicos. Isso inclui chats, videoconferência, plataforma de gestão de tarefas, softwares na nuvem com marcação de ponto online, entre outros. Se houver a necessidade de admissão de funcionários, todo o processo pode ser conduzido online pelo RH.

8. Realização de férias individuais se a empresa está com baixa demanda

Uma das formas de tornar a escala mais saudável para todos os funcionários é oferecer o adiantamento das férias de alguns deles nesse período. Isso evita que haja demissões em massa e pode reduzir a permanência de pessoas em um determinado ambiente fechado. O RH coordena e cuida de toda a burocracia envolvida no processo.

9. Definição de times para decisões emergenciais

Há assuntos urgentes temporários que podem surgir com o passar dos dias e é essencial que uma equipe interna esteja preparada para tomar frente sobre esses assuntos. O RH escolhe as pessoas que podem ter a característica de liderança em relação a essa situação, com melhor equilíbrio emocional.

10. Criação de um sistema de gestão de risco

Quantas empresas estão preparadas para uma situação de pandemia? Representantes do Airbnb, uma empresa de hospedagem considerada um unicórnio na área das startups deram uma entrevista dizendo que “Levamos 12 anos para construir a empresa e perdemos quase tudo em semanas”. Essa não pode ser a realidade do seu negócio.

Prepare-se agora para encarar situações de riscos imprevistos. Eles vão acontecer de novo, acredite! Identifique os riscos e prepare-se antes de problemas chegarem até a sua organização. Fortaleça o sistema de gestão de risco do seu negócio.

Deseja ter um RH estratégico atuando para evitar que o problema criado pelo coronavírus saia do controle? A Interage Consultoria em Recursos Humanos pode ajudá-lo. Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe, para traçar um plano personalizado de enfrentamento assertivo em tempos difíceis como as de uma pandemia.
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