Qual a diferença entre Recrutamento e Seleção?
O recrutamento e seleção são duas atividades que se complementam para achar o candidato certo
Ao abrir uma demanda de colaborador para uma empresa, duas atividades devem andar juntas para que a procura seja realizada com sucesso. O recrutamento e seleção são conceitos diferentes e que até podem ser feitos de maneira separada. Contudo, a indicação é que sejam conduzidos juntos para um resultado positivo.
De qualquer forma, essas ações são vitais para a escolha de um candidato correto para o seu negócio. Fazer a escolha errada gera frustração, perda de tempo e prejuízos para a sua companhia. Portanto, conte com a ajuda de profissionais especializados para conduzir os processos.
Conheça o significado de Recrutamento
O recrutamento é a primeira fase de ação do trabalho de um setor de RH. Ele consiste em atrair profissionais qualificados para os processos de ocupação da vaga de uma organização. Há três espécies de recrutamento: interno, externo e misto.
A divulgação de um recrutamento pode ser feita por meio de veículos online e offline como redes sociais, portais de emprego, jornais, rádios, anúncios de TV, entre outros. Para diminuição dos custos, primeiro é recomendado a criação de um processo interno para aproveitamento de talentos.
Leia também: Como funciona uma consultoria em recursos humanos
Contudo, se a vaga continuar aberta, é necessário que haja um processo externo que precisa de maior esforço em relação às formas de atração mais adequadas. É importante escolher os canais certos para divulgação, reduzindo o recebimento de currículos fora do perfil traçado inicialmente.

Saiba qual é o objetivo da Seleção
Após o fechamento da fase de recrutamento, é hora de começar a seleção, que se caracteriza pela triagem dos candidatos. Uma análise mais detalhada é feita para filtrar os currículos que tem o perfil adequado para a vaga disponível. Essa é apenas a primeira etapa.
Depois, os aspirantes ao cargo são convocados e passam pelas demais fases da seleção, com o acompanhamento da equipe da empresa e da consultoria de RH. Algumas delas são dinâmicas, entrevistas, testes, provas, entre outros procedimentos que visam testar as competências, capacidades e habilidades dos candidatos.
Um processo coeso de recrutamento e seleção é vital para o sucesso da contratação
Agora que você já sabe a diferença entre os conceitos de recrutamento e seleção, é mais fácil acompanhar cada uma dessas fases de escolha de um candidato para o seu negócio. Como falamos no começo, o ideal é que sejam feitas juntas, em um planejamento completo e único.
Dessa forma, todas as etapas serão conduzidas com total coesão. Atrair os profissionais certos desde o começo é tão importante quanto selecionar os mais adequados, para inibir falhas durante o processo de recrutamento e seleção. O capital humano da sua organização deve ser escolhido com presteza!
Se você precisar de ajuda para elaboração de um programa de recrutamento e seleção na sua empresa, entre em contato com uma consultoria em RH especializada no Rio de Janeiro. A Interage Consultoria em Recursos Humanos está à disposição para tirar suas dúvidas e marcar uma conversa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Oportunidades
As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente: