Home Office: uma tendência acelerada pelo Coronavírus

O trabalho remoto é uma forma de conter uma pandemia com segurança sem parar o seu negócio

É verdade que alguns negócios não permitem o home office. Contudo, grande parte deles pode ser feito em casa e graças a tecnologias como sistemas em nuvem, planos diversos de internet acessíveis, dispositivos móveis e computadores leves e com alta performance. Se a sua organização ainda não acordou para essa realidade, a hora é agora!

Sabemos que uma pandemia como o coronavírus é uma situação especial. Isso não acontece com frequência e o home office surgiu como uma ação de emergência. Porém, saiba que essa modalidade de trabalho está trazendo bastante benefício no mundo todo. Essa situação pode ter sido um alerta para mostrar os benefícios do trabalho remoto.

Claro que, há uma série de questões que devem ser revistas antes da implementação do home office. Medidas de segurança, controle sobre a produtividade do colaborador e também a disponibilização de meios tecnológicos para que o funcionário possa exercer suas atividades sem prejudicar as rotinas do escritório.

O home office já existia em alguns negócios, mas de maneira informal. Hoje há uma lei que regulamenta a modalidade de trabalho.

A Lei n. 13.467/2017 dispõe sobre a regulamentação do home office, que é chamada na CLT de teletrabalho. Essas regras só valem para quem trabalha continuamente dessa forma. Se você quiser mudar a forma de trabalho no seu negócio, fique atento às mudanças da rotina e do contrato de trabalho.

Home Office: uma tendência acelerada pelo Coronavírus - Interage

Confira as adaptações abaixo:

  • Será obrigatório um adicional no contrato de trabalho com cláusulas específicas. Uma delas, por exemplo, é sobre o custo para estrutura das atividades do colaborador em sua casa.
  • A empresa deve assumir o equipamento profissional e oferecer um treinamento sobre segurança no trabalho.
  • O colaborador deve seguir normas de segurança e confidencialidade;
  • Não há a obrigatoriedade de pagamento de vale transporte;
  • O empregado deverá assinar termo de responsabilidade comprometendo-se a seguir as instruções fornecidas pelo empregador.

A parte relacionada ao home office começa no Capítulo II-A, leia a legislação inteira aqui.

O home office é um tipo de trabalho que você deve considerar

Essa talvez seja uma hora para pensar como o home office pode ser implementado na sua empresa. Seja para flexibilizar a jornada de um funcionário que deseja cuidar mais da sua família e até para realizar corte de despesas, é importante que você defina os objetivos para a prática no seu negócio.

Leia também: Home Office: Capacitação para seus colaboradores

O trabalho remoto deve ter regras bem claras para evitar qualquer problema de comunicação entre empregador e empregado. Hoje em dia, a flexibilidade é um dos valores preferidos por funcionários de todo o mundo em uma empresa. Portanto, quem sabe o home office não pode ser uma ferramenta de valorização e fidelização do seu colaborador?

Conte com uma equipe de RH especializada para ajudá-lo a implementar o home office na sua organização

Se você não possui recursos humanos na sua empresa, considere contratar uma firma especializada nesta área. Isso porque os profissionais vão criar um planejamento ideal para implementar com sucesso o home office no seu negócio. Você terá auxílio com todas as informações e normas necessárias e também o treinamento dos colaboradores! Entre em contato com a Interage e solicite uma proposta!

Interage+RH - Oportunidades

Oportunidades

As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente:

Av. Rio Branco, 181 - 18º andar - Centro - CEP 20040-007 - Rio de Janeiro - RJ
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
WhatsApp