Employee Experience: principais aspectos sobre essa metodologia

A atenção no employee experience traduz como a empresa enxerga seus colaboradores 

Traduzido do inglês como “experiência do colaborador”, o employee experiente não é um mero diferencial das organizações. Pelo contrário, afinal os negócios que não colocam o funcionário no centro das decisões tomadas pelo RH podem sofrer baixas no curto prazo, como turnover constante e perda de credibilidade no mercado.

Ou seja, o employee experience se caracteriza como uma filosofia utilizada pelas empresas para tornar a experiência do colaborador mais agradável e enriquecedora a partir de ações que visam o seu crescimento individual. Elas favorecem o desenvolvimento do time e do negócio como um todo.

O ambiente físico da empresa é um dos aspectos que podem ser aprimorados na estratégia de employee experience

O trabalho é um dos principais pilares da vida das pessoas, pois possibilita o crescimento na escolhida área profissional. Além disso, o ambiente corporativo se torna a segunda casa do colaborador durante seus anos de atuação, visto que passará um terço do seu dia no local. 

Desse modo, alguns ajustes são importantes para promover o employee experience em seu negócio. Conheça alguns deles:

– Segurança no ambiente de trabalho: além do conforto, é necessário que o local de trabalho ofereça a devida segurança para que os colaboradores se sintam confortáveis. Ter estratégias de escuta ativa e acolhimento demonstram cuidados com o bem-estar do time.

Flexibilidade: horários flexíveis em momentos oportunos, modelos de trabalho híbridos ou remotos e outras questões podem ser ajustadas para facilitar a administração da vida profissional e pessoal, reconhecendo assim que o colaborador é um ser humano, antes de tudo.

Gestão e liderança: a atenção que os colaboradores recebem no ambiente de trabalho também colabora para que se sintam confortáveis e valorizados na empresa. Além de investir na qualificação profissional, é essencial ter um sistema de gestão transparente para promover feedbacks construtivos.

Desse modo, o employee experience é uma ferramenta crucial nas empresas para estabelecer uma relação saudável entre o colaborador e a organização. Com as estratégias corretas, é possível fidelizar o profissional, compreender seus desejos e sentimentos e, sobretudo, alcançar melhores resultados para o negócio.

Employee Experience: principais aspectos sobre essa metodologia

A empresa recebe benefícios indiretos ao implementar o employee experience nos negócios

Assim como qualquer estratégia no mundo corporativo, o employee experience necessita de testes e ajustes a longo prazo para beneficiar os colaboradores e, de forma indireta, a empresa. O aumento da produtividade é um dos aspectos resultantes de uma política focada na experiência do colaborador, que se sente:

  • Mais confortável em seu trabalho;
  • Mais motivado para inovar;
  • Menos propenso a se ausentar do trabalho sem motivo aparente;
  • Menos motivado a deixar a empresa.

Os especialistas em RH desenvolvem uma abordagem de employee experiente de forma personalizada ao que as empresas precisam

O papel de especialistas em recursos humanos é indispensável na criação de uma metodologia de employee experience assertiva para que beneficia os colaboradores e a empresa. Por meio de uma avaliação pontual, as ações desenvolvidas são focadas nas necessidades dos colaboradores para;

  • Criar um ambiente de trabalho positivo e acolhedor;
  • Oferecer oportunidades de crescimento;
  • Focar no desenvolvimento constante dos funcionários;;
  • Promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoa;
  • Garantir o bem-estar do time.

O sucesso de uma estratégia de employee experience, no entanto, depende dos aspectos que ela abordará na fase de execução, pois cada negócio possui suas próprias demandas e elas interferem no plano de ação. Desse modo, é muito importante contar com uma empresa especializada no setor de recursos humanos para auxiliar na criação de uma estratégia adequada e baseada na eficiência.

A Interage +RH está aqui para prestar suporte adequado para potencializar o employee experience em sua empresa 

A gestão eficiente dos Recursos Humanos de um negócio garante o sucesso dele no mercado, pois uma empresa é formada de pessoas e o bem-estar dos colaboradores deve ser considerado em primeiro lugar. 

A Interage +RH compreende a importância do employee experience e está aqui para implementar essa estratégia em sua empresa. Entre em contato para saber mais informações e solicite o seu orçamento.

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