Definição e Compreensão da Cultura Organizacional
Empresas sem uma boa cultura organização não motivam os colaboradores
Você já se perguntou o que une os profissionais em uma empresa? Alguns aspectos são essenciais, como a remuneração oferecida, a oportunidade de crescer na carreira e também a experiência adquirida no cargo. Essas questões impactam diretamente na vida do colaborador, mas a cultura organizacional é o elo que mantém as relações em boa qualidade de acordo com a cultura da empresa.
Organizações que não possuem uma cultura organizacional bem definida se perdem no caminho de construção de uma ambiente de trabalho baseado em suas crenças, valores e normas. A cultura organizacional, em suma, está associada ao sentido antropológico de uma empresa, sendo que as práticas e normas refletem o comportamento de todos os envolvidos.
Alguns elementos formam a base de uma cultura organizacional forte e estruturada
A síntese de todos os valores que movem a empresa devem ser definidas de forma clara e concisa, alinhando o posicionamento da organização para que a cultura organizacional seja construída. Alguns elementos são indispensáveis porque, além de fortalecer a equipe e estreitar as relações, também orientam as ações diárias e sustentam a empresa. Conheça os principais:
- Valor empresarial
O valor nessa questão não está relacionado ao setor financeiro da empresa, mas aos princípios fundamentais que guiam o comportamento e as decisões de um negócio. O valor empresarial está intrinsecamente associado ao propósito da organização e deve ser trabalho continuamente com a equipe. - Ritos e cerimônias
As atividades criadas e ministradas pela empresa fortalecem a identidade da equipe e colaboram para o fortalecimento da cultura organizacional. A execução dos ritos e cerimônias acontece conforme a necessidade da empresa, que incluem desde reuniões e eventos informativos para passagem de conhecimento até celebrações de conquistas. - Comunicação entre as pessoas
Uma boa cultura organizacional deve ser fundamentada no princípio da comunicação clara e coerente. Estimular o oferecimento de feedbacks sinceros e assertivos entre colaboradores é um passo essencial para fortalecer a comunicação interna e valorizar a cultura organizacional da empresa. - Símbolos organizacionais
O espaço físico, a vestimenta utilizada e demais símbolos associados à empresa também desempenham um papel crucial no desenvolvimento de uma cultura organizacional. Os elementos visuais reforçam a identidade da equipe e do negócio, por isso devem ser trabalhados de forma personalizada a cada organização. - Comportamentos e atitudes
Quando uma cultura organizacional é bem desenvolvida, a equipe que trabalha para empresa defende a companhia por meio de atitudes que fortalecem os valores dela. Além disso, é importante estimular as condutas e atitudes que estejam baseadas em respeito, empatia e escuta ativa.
Implementar uma cultura organizacional demanda engajamento e observação
Uma cultura organizacional não é feita às pressas. É necessária uma avaliação pontual da empresa, detalhar os pontos fortes e trazer à tona o que move os líderes daquele negócio para então desenvolver, de fato, a cultura que se pretende trabalhar naquele ambiente. Além do comprometimento único e estratégico, entenda que é necessário também:
- Definir os valores da corporação;
- Desenvolver uma liderança exemplar;
- Incorporar as crenças e objetivos na rotina da empresa;
- Aplicar programas capazes de reforçar os propósitos da marca;
- Estimular a comunicação clara;
- Integrar os valores em todas as áreas da organização;
- Fazer mudanças quando necessário.
Ter dúvidas sobre como implementar uma boa cultura organizacional é algo comum, principalmente quando as organizações não possuem essa questão clara. Entretanto, com o suporte de especialistas, a análise de todas as áreas é feita com atenção para identificar os padrões de comportamento e traçar uma cultura forte.
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