Como realizar o recrutamento de colaboradores na pandemia?
O mercado de trabalho está aquecido em alguns setores e as contratações não param mesmo com o coronavírus
Com a vinda da COVID-19, as empresas precisaram se adaptar bruscamente. O Home Office era uma modalidade tendência, mas que ainda não era aplicada na maioria das empresas. Hoje, grande parte dos negócios implementaram esse tipo de regime, para proteção da saúde dos seus colaboradores. Nesse novo cenário, há uma preocupação: como selecionar novos funcionários?
Algumas firmas viram o seu trabalho dobrar ou triplicar durante a pandemia, o que fez com que postos de trabalho fossem demandados. Por um lado, há a necessidade de contratar para suprir o aumento das oportunidades e por outro, existe o medo de optar pelo candidato errado, o que pode comprometer a operação do negócio.
Nesse caso, o recrutamento deverá ser feito com bastante cuidado, pois o distanciamento social dificulta a socialização do novo profissional com a equipe, treinamentos e feeling sobre o ritmo de trabalho, entre outros aspectos. É necessário também prover a estrutura para que o colaborador possa trabalhar de casa, além de manter a segurança dos dados da sua empresa.
Se a contratação é inevitável, qual a melhor forma de conduzir o recrutamento em tempos de pandemia?
O planejamento sobre o perfil do candidato e as fases de seleção será ainda mais importante para optar pelo profissional certo. Se você está perdido e confuso sobre o assunto, considere contratar uma empresa de recursos humanos para ajudá-lo no processo, evitando prejuízos e perda de tempo.
Como todo o processo de recrutamento será feito à distância, é vital que as dinâmicas, testes e entrevistas sejam criadas para se adaptar a essa realidade. Isso inclui a utilização de ferramentas de videoconferência, plataformas interativas, testes online, entre outros recursos.
É essencial que sejam impostas algumas regras antes de uma entrevista online, por exemplo, para alinhar as expectativas do entrevistado e do entrevistador. Dessa forma, será possível obter um recrutamento mais eficiente, sem muitos contratempos e nem imprevistos que possam atrapalhar o andamento da seleção.
É importante também pensar nas ações para contratação e integração do candidato
A nova lei trabalhista regulamentou o trabalho de home office. Algumas peculiaridades devem ser percebidas, como o controle de trabalho por tarefa, além da necessidade de formalizar sob contrato aspectos como equipamento, estrutura para o trabalho e gastos com energia e internet.
É indicado também que haja um treinamento ou instruções iniciais para a acolhida desse novo colaborador. Tudo isso pode ser conduzido por uma equipe terceirizada de recursos humanos. O indivíduo ficará mais tranquilo e engajado se perceber esses detalhes que fazem a diferença.
Outro ponto importante é a Segurança da Informação da sua empresa. Isso envolve acesso via VPN (sigla em inglês para Rede Privada Virtual), a instalação de softwares e antivírus nas máquinas, entre outras ações de proteção contra ciberataques e problemas no equipamento que podem acarretar perdas de dados.
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