Como lidar com situações difíceis ao fornecer feedback
As estratégias corretas ajudam a superar obstáculos no processo de feedback
As relações entre as pessoas no meio corporativo são cruciais para a construção de um ambiente organizacional agradável. Um dos recursos importantes para avaliar a performance do time é através das reuniões de feedback destinadas ao desenvolvimento profissional dos colaboradores. No entanto, esse pode ser um momento desafiador em cenários negativos.
Sem uma comunicação assertiva e transparente, os pontos a melhorar baseados no feedback podem ser mal interpretados, ou até mesmo não esclarecidos, gerando desconforto para os colaboradores. Por isso, é essencial ter as estratégias corretas para evitar situações difíceis no feedback e garantir a eficiência da conversa.
5 ações para evitar transtornos ao compartilhar o feedback para sua equipe
1. Mantenha a comunicação não agressiva
Apesar do estresse que pode surgir no ambiente de trabalho, é necessário lembrar que as empresas são formadas por pessoas. Desse modo, a comunicação deve ser trabalhada com atenção para que todos expressem suas opiniões sem agredir o outro.
2. Prepare o espaço
Deixar o colaborador confortável também é importante para evitar situações difíceis no momento do feedback. A postura e a escuta ativa são essenciais nesse momento, pois permitem que o funcionário também exponha sua visão.
3. Não deixe de reforçar as características positivas
Não há como saber sobre tudo, mas é possível aprender com as ferramentas corretas. Desse modo, aborde os pontos que necessitam de melhoria e não deixe de mencionar as características positivas do colaborador para que ele se sinta valorizado.
4. Ofereça soluções para a melhoria
O aprendizado contínuo é essencial para que o colaborador se sinta seguro em seu trabalho, além do que potencializa os resultados entregues. Nesse sentido, treinamentos corporativos direcionados são desenvolvidos a partir do feedback.
5. Seja sensível ao colaborador
As adversidades do dia a dia podem impactar de forma significativa no rendimento de um colaborador, resultando em um feedback negativo em algum momento. Em casos como esses, lembre-se de que é importante compreender o que se passa do outro lado. Esteja ciente das dificuldades e ofereça, se possível, o suporte necessário para superar um mau momento.
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