Folha de pagamento: erros comuns no começo do ano fiscal
A folha de pagamento é um dos importantes documentos na gestão de pessoas
As empresas que administram as suas obrigações fiscais têm maior chance de sucesso no mercado, visto que se comprometem a cumprir as tarefas e evitar problemas a longo prazo. No setor de recursos humanos, fazer os pagamentos de forma correta previne riscos jurídicos gigantescos. Por isso, a folha de pagamento exige atenção e responsabilidade.
Esse é um importante documento para a gestão de pessoas, principalmente porque é a base das obrigações trabalhistas que as organizações possuem. Além disso, é possível utilizar a folha de pagamento no planejamento financeiro da empresa, de modo a prever o percentual de tributos que o negócio terá que pagar.
Folha de pagamento no começo do ano: problemas da falta de atenção
O começo de um novo ano marca as movimentações internas das empresas para restabelecer as atividades após o recesso de Natal e Ano Novo. É nesse período que os setores de recursos humanos também se preparam para garantir que a gestão de pessoas tenha eficiência e mantenha suas obrigações em dia ao longo dos anos. Por isso, a folha de pagamento requer cuidado.
Os riscos jurídicos são altíssimos quando uma empresa negligencia a importância de uma folha de pagamento atualizada conforme as normas trabalhistas e fiscais. Em alguns casos, é possível que o negócio lide com multas expressivas e outras sanções graves ainda no começo do ano, além do que as inconsistências das informações também geram retrabalho administrativo.
Quais são os erros comuns na folha de pagamento no começo do ano?
1) Falta de atualização das alíquotas
É obrigação da empresa reter na folha de pagamento o valor referente ao INSS, IRRF e FGTS. Dessa forma, recolher alíquotas incorretas pode gerar multas por contribuição indevida.
2) Deixar de verificar a legislação
A legislação brasileira é um importante guia para a continuidade das empresas de diversos setores. Nesse sentido, deixar de verificar se há alterações que possam impactar a forma de recolhimento na folha de pagamento também colabora com prejuízos no futuro.
3) Registro incorreto de benefícios
A inconsistência das informações sobre 13º salário ou férias, por exemplo, faz parte da lista de erros comuns no começo do ano. A solução, nesse caso, é revisar as informações detalhadamente antes de emitir o documento.
Conte com a Interage +RH para evitar problemas com a folha de pagamentos no início do ano
Os erros na folha de pagamento têm custo elevado para as empresas e podem comprometer todo o ano. Entretanto, a Interage +RHtrabalha com protocolos personalizados para manter a veracidade das informações e evitar transtornos que possam comprometer o negócio. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.
Oportunidades
As últimas ofertas de vagas estarão listadas automaticamente:
