Gestão de Folha, Benefícios e Férias: Boas Práticas e Erros a Evitar

A gestão de folha, benefícios e férias é uma obrigação das empresas

Manter os colaboradores engajados na empresa está muito além de oferecer um ambiente de trabalho adequado e oportunidade de crescimento. Embora esses aspectos sejam essenciais na relação com o capital humano, o básico inclui a gestão de folha, benefícios e férias.

Esses processos, quando administrados da maneira correta, geram satisfação na equipe e evitam prejuízos a longo prazo. Além disso, a gestão correta de folha, benefícios e férias garante a conformidade legal da empresa e evita os riscos trabalhistas que possam afetar a continuidade das atividades.

Erros comuns na gestão de folha, benefícios e férias

01. Atraso no pagamento

A legislação determina que o empregador deve pagar o colaborador até o 5º dia útil do mês. Desse modo, o atraso no pagamento configura um dos erros de gestão de folha.

02. Falta de clareza sobre benefícios

É importante que a empresa tenha uma política clara de benefícios que expliquem sua elegibilidade, carências e outros aspectos, de modo a evitar confusões e experiências ruins.

03. Inconsistência no salário

Os erros nos descontos aplicados sobre o salário-base dos colaboradores podem gerar ações judiciais para ressarcimento, além de afetar diretamente a visão dele sobre a administração do negócio.

04. Erros nas marcações de férias

A má gestão de solicitação de férias pode gerar confusões ou marcações duplicadas, que geram estresse para os colaboradores e dificultam a resolução.

Gestão de Folha, Benefícios e Férias: Boas Práticas e Erros a Evitar
Foto: DC Studio/Freepik

Quais boas práticas adotar no gerenciamento de salários, benefícios e férias?

Promover o direito dos trabalhadores é essencial para garantir o seu bem-estar e satisfação, além de demonstrar o compromisso com a manutenção regular dos benefícios. Desse modo, as boas práticas incluem o planejamento antecipado dos prazos para evitar atrasos nos pagamentos.

Além disso, é essencial elaborar um manual com as diretrizes sobre benefícios, férias, pagamentos e descontos, além de outros aspectos, para manter as informações registradas. Dessa forma, é possível fazer auditorias constantes e avaliar quais pontos precisam de melhoria.

Conte com a Interage +RH na gestão de folha, benefícios e férias

O suporte de uma empresa especializada em recursos humanos permite direcionar as ações, evitar atrasos e garantir a comunicação clara com os colaboradores. Além disso, a assistência na gestão de folha, benefícios e férias garante a conformidade legal e demonstra respeito na relação entre empregador e empregado.

Por isso, a Interage +RH está pronta para identificar as necessidades e elaborar um plano de ação personalizado. Entre em contato, saiba mais informações e solicite o seu orçamento.

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