Repensando Avaliações de Desempenho: Foco em Feedback Contínuo
A gestão eficiente de pessoas depende de boas avaliações de desempenho
Uma empresa estruturada é formada por profissionais que apreciam fazer parte da equipe e que estão em constante aprendizado. Para que isso aconteça, as avaliações de desempenho devem estar inseridas nas principais práticas de gestão de pessoas, especialmente aquelas que fomentam o feedback contínuo.
Em um cenário de transformação e inovação, é importante que o time de recursos humanos adote medidas modernas e eficientes de análise de desempenho. O feedback contínuo é uma das estratégias úteis que, com o suporte de dispositivos e sistemas tecnológicos, garante a agilidade do processo.
Feedback tradicional x feedback contínuo: entenda a necessidade de atualização
O feedback faz parte do processo de aprimoramento de um profissional, pois ele reúne as considerações relevantes sobre o trabalho, sobre a conduta do profissional e outros aspectos. Por décadas, as empresas adotaram o sistema tradicional de feedback, pautado em uma rodada de comentários em um determinado período.
Por outro lado, o feedback contínuo é uma abordagem dinâmica, baseada na constante troca de informações e percepções entre líderes e suas equipes. Dessa forma, é possível estimular o aprendizado em tempo real e garantir a interação entre pessoas para ajustar os pontos necessários.

Como adotar a cultura de feedback contínuo?
01. Mapeie as necessidades da empresa
Verifique o sistema de feedback atual, resgate as informações sobre as últimas rodadas de avaliação e analise a sua eficiência. Dessa forma, é possível mapear as necessidades da organização e desenvolver um plano eficaz de aplicação.
02. Trace uma estrutura de feedback
Plataformas online auxiliam o feedback contínuo, pois possibilitam a interação em tempo real entre os colaboradores. Tenha em mente que um feedback não precisa ser uma reunião formal, mas uma conversa clara sobre o que pode ser melhorado.
03. Capacite os líderes envolvidos
A opinião dos líderes é essencial para que os colaboradores vejam quais aspectos precisam de atenção. Por isso, ao escolher a estratégia de feedback contínuo, prepare os gestores para que eles tenham capacidade de se comunicar com eficiência.
04. Incentive feedbacks regulares
Os encontros podem ser feitos por projeto executado, por semana ou de forma mensal. Basta que a empresa, junto à equipe de líderes, defina a frequência ideal para os feedbacks.
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